Alguns dos deveres de um cuidador de idosos podem incluir limpar, fazer compras, cozinhar, administrar medicamentos e ajudar nas consultas médicas. No entanto, as responsabilidades do cuidador dependerão, em última análise, da saúde e das necessidades da pessoa sob cuidados.
O que é um cuidador?
Um cuidador é alguém que cuida da saúde e bem-estar de uma pessoa que precisa de ajuda nas tarefas e atividades diárias. Seu ente querido idoso pode precisar de um cuidador devido a uma lesão, doença, mobilidade limitada, problemas de memória ou condições crônicas que tornam as tarefas diárias mais desafiadoras.
Dependendo do nível de apoio fornecido, o cuidado de longo prazo pode prejudicar a saúde física e emocional do cuidador . Considere a condição de seu ente querido e sua saúde e habilidades para determinar se o atendimento domiciliar é apropriado ou se é necessário um atendimento mais especializado.
O que faz um cuidador?
Embora seus deveres de cuidador de idosos possam variar a cada dia, algumas tarefas básicas permanecem as mesmas ao cuidar de um pai idoso ou ente querido idoso.
Ao assumir o papel de cuidador de um ente querido idoso, você pode esperar:
1. Avalie as necessidades médicas
Verificar a saúde do seu ente querido é uma importante responsabilidade do cuidador. Você pode precisar ajudar a avaliar os níveis de dor, agendar consultas médicas ou gerenciar medicamentos e condições crônicas. É uma boa ideia discutir regularmente a saúde do seu ente querido com o médico e outros profissionais de saúde.
2. Prepare um plano de cuidados
Preparar um plano de cuidados que atenda às necessidades e objetivos de cuidados de seu ente querido pode ser útil quando você inicia sua jornada de cuidado. Um plano pode ajudá-lo a determinar quantas horas diárias de cuidados seu ente querido precisará e se você precisa de ajuda adicional para garantir sua saúde e segurança.
3. Auxiliar nas necessidades básicas
Problemas de memória e mobilidade podem tornar as atividades da vida diária (AVDs) – como comer, tomar banho, arrumar-se e ir ao banheiro – difíceis de realizar sem um cuidador. Faça check-in com frequência e preste atenção a sinais e alterações específicos para determinar se seu ente querido precisa de ajuda extra.
4. Forneça companheirismo
Uma das partes mais essenciais, mas às vezes negligenciadas, do cuidado de idosos é o companheirismo. Sentimentos de solidão em idosos podem levar a sérias consequências para a saúde, incluindo depressão. Quando você cuida de um ente querido que envelhece, está criando oportunidades para fortalecer seu vínculo e conexão.
5. Ajuda na arrumação
À medida que seu ente querido envelhece, manter uma casa pode se tornar cada vez mais difícil. Os adultos mais velhos podem precisar de ajuda para aspirar, lavar a louça ou tirar o lixo. Se o seu ente querido mora em uma casa, o trabalho no quintal, como pá de neve e manutenção diária, pode ser demais para eles lidarem – mesmo com sua ajuda. Considere se seu ente querido se beneficiaria da conveniência e do apoio de uma comunidade de idosos.
6. Monitore os medicamentos
Os adultos mais velhos costumam tomar vários medicamentos prescritos para tratar doenças crônicas. Seu ente querido pode precisar de ajuda para acompanhar sua lista de medicamentos, entender as interações medicamentosas e tomar as dosagens prescritas no momento certo. Você pode ajudar a diminuir o risco de mistura de medicamentos e problemas de saúde associados ao seu ente querido, monitorando seus medicamentos e criando sistemas de lembrete.
7. Avalie seu plano de cuidados regularmente
À medida que as circunstâncias que envolvem você e seu ente querido mudam inevitavelmente, o plano de cuidados precisará ser ajustado. Revise sua lista de deveres do cuidador regularmente para determinar o que está funcionando, o que não está e o que precisa ser adaptado. Mantenha contato próximo com o médico de seu ente querido e outros profissionais de saúde para discutir quaisquer alterações.
8. Prepare as refeições
A preparação de alimentos pode se tornar cada vez mais difícil com a idade. Se o seu ente querido mora sozinho, ele pode não ter energia ou motivação para cozinhar. Em alguns casos, problemas de memória e equilíbrio podem tornar o cozimento inseguro. Como cuidador, você pode ajudar a fazer compras, preparar refeições ou encontrar alternativas para garantir que seu ente querido receba uma nutrição adequada.
9. Auxiliar na transferência e mobilidade
As quedas são um grande risco para a saúde dos idosos. Seu ente querido pode ter dificuldade em se mover ou se transferir – da cama pela manhã para uma cadeira à tarde, por exemplo. Como cuidador, você pode tomar medidas para ajudar a prevenir quedas e ajudar seu ente querido a ficar seguro e confortável.
10. Fornecer transporte
À medida que o seu ente querido envelhece, o transporte público ou a condução podem deixar de ser opções seguras . Você pode precisar procurar alternativas de transporte para idosos para levar seu ente querido a consultas médicas e outras atividades.
Se você sente que precisa de mais ajuda para cuidar de seu ente querido idoso ou acha que ele se beneficiaria de uma comunidade de idosos, entre em contato com um dos consultores de vida sênior da A Place for Mom’s hoje para saber mais sobre o que você pode fazer para ajudar seu ente querido recebam o cuidado que merecem.