Cuidador

Dicas de envelhecimento saudável para os idosos.

Dicas de envelhecimento saudável para os idosos da sua vida
Dicas de envelhecimento saudável para os idosos da sua vida
52views

Se você tem familiares ou entes queridos mais velhos, pode se preocupar com a saúde deles à medida que envelhecem. O envelhecimento aumenta o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2, artrite, câncer e demência. A boa notícia é que adotar e manter alguns comportamentos importantes pode ajudar os idosos a viverem vidas mais longas e saudáveis. Como membro da família, é importante incentivar comportamentos de estilo de vida saudáveis ??nos seus entes queridos – nunca é tarde para começar!

Mudanças de comportamento saudável podem ajudar os idosos a viver de forma mais independente mais tarde na vida. Isso é importante tanto para a qualidade de vida deles quanto para a sua. Se um membro da família perder a independência – quer seja devido a uma deficiência ou a uma doença crónica – você poderá assumir o papel de cuidador mais cedo do que o esperado, o que pode afectar a dinâmica familiar, bem como as finanças.

Então, o que você pode fazer para ajudar os idosos da sua vida a cuidar da saúde, a viver da forma mais independente possível e a manter a qualidade de vida à medida que envelhecem? Continue lendo para aprender quatro maneiras de ajudar a apoiar e promover hábitos saudáveis ??na vida de seus entes queridos mais velhos.

Prevenir o isolamento social e a solidão

À medida que as pessoas envelhecem, muitas vezes passam mais tempo sozinhas. Problemas de saúde, a morte de um parceiro, o cuidado de um ente querido e outras situações que são mais prováveis ??à medida que as pessoas envelhecem podem levar ao isolamento social ou à solidão.

Embora pareçam semelhantes, o isolamento social e a solidão são diferentes. A solidão é a sensação angustiante de estar sozinho ou separado, enquanto o isolamento social é a falta de contactos sociais e de ter poucas pessoas com quem interagir regularmente. O aumento do isolamento social e da solidão está associado a maiores riscos de problemas de saúde, como depressão; doença cardíaca; e declínio cognitivo, que é uma diminuição na capacidade de pensar, aprender e lembrar.

Como membro da família, você pode desempenhar um papel importante ajudando os idosos da sua vida a permanecerem socialmente conectados. Aqui estão algumas maneiras pelas quais você pode ajudar:

  • Agende chamadas telefônicas ou chats de vídeo diários, semanais ou quinzenais.
  • Incentive-os a procurar outras pessoas com interesses comuns, como através de um clube de jardinagem, de uma organização voluntária ou de um grupo de caminhada.

Promova atividade física

Existem muitos motivos para tornar a atividade física parte da vida diária. O exercício pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, melhorar o equilíbrio e diminuir o risco de quedas, melhorar o sono e diminuir a sensação de depressão. Mais importante ainda, as pessoas que se exercitam regularmente não só vivem mais, mas também podem viver melhor – o que significa que desfrutam de mais anos de vida com menos dor ou incapacidade. Por outro lado, a falta de atividade física pode levar ao aumento de visitas ao médico, a mais hospitalizações e ao aumento do risco de certas condições crônicas.

Incentivar os idosos da sua vida a fazerem exercício pode não ser fácil – pode ser difícil conseguir alguém para iniciar uma nova actividade – mas as recompensas valem o esforço. A seguir estão algumas sugestões para ajudar a incentivar o exercício ou outro movimento diário:

  • Ajude seus entes queridos a realizar uma combinação de atividades, incluindo aeróbica, treinamento de força, equilíbrio e flexibilidade . Isso pode incluir caminhar pela vizinhança, levantar pesos, fazer jardinagem ou fazer alongamentos.
  • Discuta quanta atividade é recomendada e pense em maneiras de incorporá-la em suas vidas diárias. Os especialistas recomendam pelo menos 150 minutos por semana de exercícios aeróbicos de intensidade moderada e atividades de fortalecimento muscular pelo menos dois dias por semana.
  • Ajude-os a comprar roupas e equipamentos adequados para suas atividades físicas. Lembre-se de que muitas atividades não requerem equipamentos caros. Por exemplo, eles podem usar garrafas de água cheias como pesos para treinamento de força ou caminhar ao ar livre ou em um shopping, em vez de em uma esteira.
  • Compartilhe suas atividades favoritas que fazem você se movimentar. Há algum que vocês possam fazer juntos? Se sim, isso é um bônus porque você não está apenas ajudando a promover a atividade física, mas também ajudando a prevenir a solidão e o isolamento social.
  • Incentive a alimentação saudável
  • Uma alimentação saudável é uma parte importante do envelhecimento saudável. Tal como acontece com os exercícios, comer bem não se trata apenas de peso. Ter uma dieta saudável pode ajudar a apoiar os músculos e fortalecer os ossos, o que pode ajudar no equilíbrio e na independência. Uma dieta nutritiva envolvendo uma variedade de frutas e vegetais frescos, grãos integrais, gorduras saudáveis ??e proteínas magras também pode ajudar a aumentar a imunidade e diminuir o risco de certos problemas de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral. e alguns tipos de câncer.
  • Embora possa ser significativo partilhar refeições baseadas em receitas tradicionais de família, em alguns casos, esses pratos favoritos podem estar carregados de gorduras e açúcares prejudiciais. Mudar hábitos de longa data pode ser difícil, mas antes que você perceba, pode haver alguns novos alimentos favoritos na mesa! Considere estas dicas para ajudar a incorporar uma dieta saudável na rotina de seus entes queridos:
  • Leve-os para um passeio ao supermercado e escolha opções saudáveis.
  • Discuta suas receitas tradicionais favoritas e converse sobre se você pode torná-las mais saudáveis; por exemplo, substituindo a manteiga por azeite ou o creme de leite por iogurte.
  • Visite-os uma vez por semana e façam juntos uma refeição saudável. Considere cozinhar mais e embalar as sobras para que tenham porções individuais para saborear no final da semana.
  • Olhe dentro da geladeira e da despensa quando fizer uma visita. Você pode verificar se há opções saudáveis ??e também garantir que eles não comam alimentos ou bebidas vencidas.
  • Incentive-os a conversar com seu médico ou farmacêutico sobre sua dieta e quaisquer suplementos vitamínicos e minerais de que possam precisar.
  • Agende check-ups regulares com um médico
  • É importante que seus entes queridos mais velhos façam exames de saúde e exames médicos regulares. Visite MedlinePlus para saber mais sobre exames de saúde para mulheres e homens . Consultar um médico anualmente, e possivelmente com mais frequência, dependendo da saúde geral, pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças, como pressão alta e níveis de colesterol. Check-ups regulares também podem ajudar a detectar preocupações precocemente e aumentar as chances de um tratamento eficaz.
  • Algumas pessoas visitam seus médicos rotineiramente, enquanto outras evitam esse tipo de consulta a todo custo. Aqui estão algumas maneiras de apoiar as visitas de seus familiares aos prestadores de cuidados de saúde:
  • Incentive-os a procurar o médico imediatamente se sentirem dor ou quaisquer novos sintomas.
  • Pergunte sobre suas próximas visitas a médicos, incluindo especialistas. Eles têm os compromissos apropriados agendados e marcados em um calendário? Eles precisam de ajuda para agendar compromissos?
  • Ofereça-se para levá-los ao compromisso ou até mesmo acompanhá-los e fazer anotações.
  • Pergunte sobre a comunicação com seus prestadores de cuidados de saúde. Os médicos respondem às suas perguntas?
  • Ajude-os a administrar os medicamentos, se necessário. Certifique-se de que eles mantenham uma lista atualizada de seus medicamentos , incluindo medicamentos prescritos e de venda livre e quaisquer suplementos, e que compartilhem essa lista com seus prestadores de cuidados de saúde.
  • Pergunte ao seu familiar mais velho se ele se sentiria confortável em permitir que você ou outro membro da família tivesse acesso aos seus registros médicos e permissão para conversar com os médicos. Isso pode ajudá-los a manter o controle de suas consultas e medicamentos.
  • Como posso encorajar comportamentos saudáveis ??à distância?
  • Mesmo que você não more perto de seus pais ou de outros familiares idosos, você ainda pode ajudar a promover hábitos saudáveis ??em suas vidas. Agende ligações para verificar e perguntar sobre suas refeições diárias, quão ativos eles são e se estão tomando seus medicamentos corretamente. Após a discussão, se necessário, você pode conversar gentilmente com eles sobre maneiras de incorporar abordagens mais saudáveis. Se o seu familiar utiliza tecnologia de vídeo para visitas a profissionais de saúde, você pode juntar-se a ele para ajudar a fazer anotações e fazer perguntas. Se você não puder visitar seus entes queridos com frequência, peça a um familiar ou amigo de confiança que esteja por perto para ver como eles estão.
  • Mudanças de comportamento podem ser difíceis e levar tempo. Se você está empenhado em ajudar seus entes queridos mais velhos a adotar estilos de vida mais saudáveis, tente ser paciente. Se algo não funcionar imediatamente, persista ou tente uma abordagem diferente. Seu apoio e incentivo podem fazer a diferença!

Leave a Response

Isaac Trindade
Técnico de Enfermagem, Pai de duas filhas lindas, Pastor, Profissional de MMN,