Embora o trabalho de um cuidador varie com diferentes tarefas a cada dia, há algumas tarefas básicas que permanecem as mesmas quando se cuida de um pai, mãe, um ente querido ou ainda um cliente que tenha contratado o serviço de assistência domiciliar.
Dê uma olhada nos 7 deveres principais de um cuidador para aprender mais sobre as responsabilidades que resultam do cuidado e conheça também um diferencial que distingue um cuidador comum de um cuidador excepcional:
1. Avaliar as necessidades médicas
Seu familiar idoso precisa de ajuda com o controle da dor ou possui alguma doença crônica? Aferir pressão, verificar sinais vitais, estar alerta para emergências e atendimento de primeiros socorros são deveres básicos de qualquer cuidador.
2. Ajudar com necessidades básicas
Ajudar o idoso com suas necessidades básicas, que podem incluir: banho, higiene pessoal e lazer. O cuidador também pode ajudar o idoso fazendo suas compras, monitorando sua alimentação diária de acordo com a dieta prescrita por um nutricionista, observando possíveis restrições alimentares ou ainda preparando suas refeições.
3. Elaborar um Plano de Cuidados
É atribuição do cuidador estimular o idoso a praticar o autocuidado. Criar um plano de cuidados que atenda as principais fragilidades do assistido e esteja de acordo com as possibilidades e limites da sua rotina diária.
4. Monitorar a medicação
Monitorar a medicação de acordo com a prescrição médica, estimulando e educando o idoso para as necessidades, funções, dosagens e freqüência do tratamento.
5. Garantir a mobilidade
O idoso que possui problemas de mobilidade pode ter dificuldades de deslocar-se até o quarto ou ao banheiro. O cuidador deve estar sempre preparado para ajudá-lo a se locomover e deixá-lo confortável.
6. Acompanhar às consultas médicas
Acompanhar o seu assistido para consultas médicas e outras atividades é um dever comum de cuidadores de idosos e a companhia de um profissional nesse momento é de suma importância para que o idoso chegue no horário agendado e não falte aos seus exames médicos.
7. Escrever um relatório Diário
O cuidador deve escrever diariamente um relatório detalhado sobre a evolução clínica do assistido. Neste documento deve estar relatado todo o cuidado prestado ao idoso e as intercorrências que ocorreram durante a jornada do plantão. Desta forma, todos os outros profissionais envolvidos no cuidado, bem como os familiares do assistido conseguem acompanhar o quadro clínico e o seu dia a dia.
O Diferencial
Carinho e Empatia
No meio de todos esses deveres, é fácil esquecer de uma das partes mais importantes do cuidado – o carinho e a empatia.
As diversas tarefas e funções que envolvem a assistência domiciliar, além do tempo dedicado ao cuidado de outros seres humanos criam elos afetivos e um envolvimento entre profissionais da área, família e o cliente assistido.
Sem o desenvolvimento do afeto, o cuidado estará incompleto, pois as relações de cuidado requerem laços humanizados, onde o carinho e a participação da família tornam-se essenciais.
A capacidade de se colocar no lugar do outro, entender em que momento o idoso se encontra e ser capaz de estar presente ao lado dele compartilhando de suas dores e de seus sorrisos, de suas frustrações e de suas alegrias e compreendendo suas possibilidades e seus limites é uma virtude que diferencia um cuidador comum de um cuidador especial.
Somente quem cuida sabe como é gratificante dar e receber carinho e faz disso sua profissão
Summary
Nationales un compassion boulevards renferment decharnees primeveres de. As prisonnier patiemment du la instrument au.